APRESENTAÇÕES CULTURAIS

 

Aqui você abre outra página com show de imagens espetaculares, músicas e informações, sobre assuntos de interesse geral e gostos variados.
Divida este espaço com sua família! Mostre aos netos! E se tiver um PPS muito especial, apolítico e não religioso, colabore, envie para o nosso Site.

 

 

LÍINGUA PORTUGUESA

 Mudança na Lingua Portuguesa (Reforma Ortográfica).

- 1ª parte:  O Acordo Ortográfico.
- 2ª parte: A Reforma Ortográfica
-
Resumo da mudança ortográfica
da Língua Portuguesa

 

........

 

- Revisor ortográfico: Basta digitar o texto, clicar para ter o texto revisado pelas novas regras ortográficas.

 

........

 

- Dicionário da Língua Portuguesa com mais de 400 mil verbetes, com significações, rimas e outras informações.

 

........

 

- Pequeno dicionário Tupi Guarani - Português

 

........

 

 

........

 

O método Braille: origem e desenvolvimento
A origem do método de leitura por cegos, foi no meio militar, como método criptográfico de uso militar, na guerra, criado por um capitão francês.
Braille, menino ainda, adaptou-o ao uso da humanidade - um fato realmente meritório - e seu nome foi dado à invenção".
Veja um resumo desse fato (PPS).

 

........

 

 

........

 

Abra este PDF e chame o seu neto para assistir.

Trata-se de uma edição especial da "Revista da Mônica" para a campanha de combate às drogas, elaborada quando o Tuducax Gen Cardoso estava como Chefe da Casa Militar da Presidência da República e era Presidente do Conselho Nacional Antidrogas.

A Turma da Mônica - Uma história que precisa ter fim
.

Obs.: Na última página um importante recado do Tuducax Cardoso, aos leitores mirins da Revista, quando estava na Chefia da Casa Militar da Presidência da República e na Pres. do Conselho Nacional Antidrogas.

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 


..... ESPAÇO CULTURAL .....
A cargo  da Diretoria de Cultura e Projetos Especiais 

        
  
Este espaço é dedicado à literatura, à poesia, as artes plásticas e aos audiovisuais produzidos ou enviados pelos participantes da Associação Tuducax (sócios de todas as categorias).
 
Enriqueça este espaço com seus trabalhos.

 

BIBLIOTECA


Clique nos livros e veja os conteúdos...

   
   
   
   
   

   

 

 Notas da Biblioteca do Espaço Cultural

 
Este ano, o Espaço Cultural acompanhou o êxito de três autores Tuducax com o lançamento de duas e relançamento de  outras duas. Os lançamentos em 1a. edição são de Camurça -  "Bom dia, Manaus !" e "Almanaque do Camurça II"; ; e Hiram,  com  a 2a. edição (comemorativa do Bicentenário da AMAN) de " Marechal José Pessôa - A Força de um Ideal". Velloso, entretanto, é recordista:  está no relançamento da 8a. edição de "Informática - Conceitos Básicos"
 
Camurça, nosso escritor memorialista, revisita passagens de sua vida na caserna, e traz para dentro de suas crônicas personagens conhecidos de nossa turma, e outros nem tanto, mas com quem dividiu fatias de suas experiências; ora em Manaus,  ora no ambiente tão rico da AMAN, onde os momentos de alegria e vibração militar se entrançam na memória de meio-século, com os de apreensão, de cansaço físico ou de frustração com licenciamentos sustados, justos ou injustos; ora por esse Brasil afora. Deveremos sempre ao Camurça - e aqui estende-se esta dívida a todo o Exército e Oficiais de amanhã - este testemunho do passado vivido pelo autor e seus contemporâneos.   
 
O livro de Hiram, nosso ex-Diretor Cultural da SAM, sobre o Marechal José Pessôa, foi fruto de uma pesquisa de 3 anos em fontes primárias do arquivo do Marechal, cedido pela família, em 1974 (hoje encontra-se no CPDoc da Fundação Getúlio Vargas) e  foi escrito em 13 anos, gota a gota, nas férias e em alguns sábados e domingos. Lançado em 1985, pela Bibliex, teve os direitos cedidos à AMAN e à Bibliex. No Bicentenário da Academia foi lançada, recentemente, na Academia Militar, sua 2a Edição, mais uma vez, com direitos cedidos à AMAN e à Bibliex. 
 
Nosso amigo Velloso, uma das mais destacadas personalidades do Magistério do Colégio Militar de Brasília, atingiu a 8a. edição do livro de sua autoria  "Informática- Conceitos Básicos" , que já abrilhanta nossa estante, aqui na Biblioteca do Espaço Cultural. Ao nos enviar a informação, encaminhou ao Presidente da Associação um exemplar da nova edição, e pelo Portal da ATuducax , nosso amigo Presidente Xavier muito agradece e informa que, apesar de dedilhar há muitos anos o teclado do computador, "de ouvido", a leitura desses conceitos básicos tão objetivamente colocados, está completando a base que deveria ter aplicado desde o início, necessária para o uso inteligente e correto - mais da Informática do que do computador -, apenas. 
 
Solicitamos a todos os companheiros Tuducax e demais associados que nos mantenham informados sobre seus livros, enviando foto da capa e o prefácio, de cada edição.
 
Parabéns a nossos escritores!     
 

N.R. Texto escrito por Hiram Câmara - Dir Cultural - Jul/2011.

 

COLUNAS


MEMÓRIA TUDUCAX
A cargo  da Diretoria de Memorialística

 

 GALERIA DE ARTE

PINTURAS

 
Clique nos pincéis e veja os conteúdos...

           

DESENHOS

 

A SÉtima Arte

Este espaço foi especialmente criado para homenagear o primeiro cineasta a despontar na TUDUCAX, Osman Godoy  (Art/62)

 

FOTOTECA

Nesta parte da Galeria, os amantes da fotografia-arte poderão expor suas obras.  Para tal, basta que as envie para a Coordenação, de preferência, dando-lhes títulos.

Sites MUSICAIS


- Coletânea de músicas de filmes de faroeste.

- Uma coletânea de sites musicais

 

Sites Culturais


- Sites de museus do Mundo inteiro, inclusive dos principais museus do Brasil.


- Site que permite ver as primeiras páginas dos jornais do dia (acessando-os), em quase todo o mundo

 

 

- Quadro Chinês


- Quadro Chinês II



- TOURDUCAX VIRTUAL Viaje pelo mundo sem sair de casa

- Site que permite se "visitar", e ter acesso a todo tipo de artes, estrangeiras e nacionais. 

http://www.sabercultural.com


 

BIBLIOTECAS DO MUNDO


- Relação on-line de bibliotecas do mundo.

 
Bibliotecas Digitais:
 
- Biblioteca Digital Mundial:(Lançada em ABR/09)
 
- Biblioteca Nacional Digital

- Ajude a salvar o tesouro cultural:"saiba como".
 
- Saiiba mais sobre "O Gabinete do General".