aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bobearam

 

Após essa solenidade, os Aspirantes, em forma, em um último desfile na Academia, se deslocam pelos mais de 500 metros da pista que liga os portões ao Conjunto Principal da AMAN - a "Reta"- até a frente do Portão das Armas, o Portão Monumental, por onde cada um deverá passar para o lado de fora da Academia, como uma despedida daquela que o acolheu durante três anos.

Essa cerimônia é a inversa de quando se entra na AMAN. Agora, é o outro pequeno Portão Lateral que é aberto pelo primeiro colocado, e, em coluna, todos passam marchando ao som da Banda de Música, prestando continência à sentinela. Quando todos transpõem o Portão, euforicamente, os quepes são lançados para cima e todos gritam ao mesmo tempo alguma coisa. A turma de Tavares parece que gritou "bobearam"
.

Dali voltam todos, acompanhados pelos amigos e parentes, caminhando, alegremente, pela "Reta", para participar do lanche oferecido aos convidados, no Refeitório dos Cadetes, quando, educadamente, todos "matam a fome".

Também pudera, já era quase meio- dia e todos estavam de pé desde cedo, muitos tendo enfrentado longa viagem e muito sol.

Muitas famílias ainda iriam comemorar almoçando nos restaurantes da cidade e da Rodovia Dutra. Tavares foi para o Rio com os seus familiares naquela mesma tarde, viajando de ônibus pela Viação Resendense.

Mal sabia ele que, alguns anos mais tarde, estaria voltando para servir na Academia, que tanto "couro" lhe tirou.

 

Estimulo ao Exemplo

Há de se registrar que, nesse dia 20 de dezembro, Tavares assinou o Livro de Honra - "Estímulo ao Exemplo" - por não ter sofrido nenhuma punição durante todo o seu curso na Academia Militar, um ato que premia o militar por ser disciplinado e o deixa extremamente orgulhoso e envaidecido.

 

Enquanto Isso

Terminava o ano de 1962. Desde a Festa da Infantaria, quando começaram a namorar, o relacionamento entre Tavares e a namorada vinha aumentando de intensidade, fruto, inclusive, da distância entre os dois, pois só se viam de 15 em 15 dias, durante os licenciamentos dos Cadetes.

E, por isso mesmo, era tudo corrido, pois só tinham o sábado e domingo para se curtirem.

 

Missa e Baile
No Rio de Janeiro, no dia 23 de dezembro, foi ainda celebrada, pela manhã, na Igreja da Candelária, uma Missa em Ação de Graças, e à noite, no Copacabana Palace, realizou-se o grande Baile de Formatura, eventos aos quais nem todos compareceram, pois muitos partiram para os seus Estados.