aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATUDUCAX - APOIO SOCIAL

 

Breve histórico


Durante o Encontro Nacional/Tuducax de 2008, em Maceió/Al, os participantes resolveram, mediante rateio, efetuar uma doação para uma entidade beneficente. Na oportunidade a escolhida foi uma obra social desenvolvida pelo 59ºBIMtz voltada para assistência de um grupo de menores carentes e por ele denominado “Pelotão Mundico” No ano seguinte, em 2009, com a criação da Associação da TUDUCAX, foi previsto em seu Estatuto, regulamentação para doações semelhantes, isto é, as de apoio social, a serem feitas por ocasião dos  Encontros Nacionais/Tuducax, realizados anualmente.
Conforme foi previsto no Estatuto, a Associação está cadastrando as  instituições, de apoio às pessoas em situação de risco social, que sejam passíveis de ajuda com recursos provindos do rateio realizado pela adesão dos associados ou, ainda, por contribuição individual ou de grupos, através das várias formas de doação, inclusive, a de prestação de serviços voluntários por parte dos TUDUCAX, familiares e amigos. Em princípio, serão beneficiárias Instituições que já contam com o apoio ou assistência de OOMM da área local da realização do Encontro/Tuducax
 

APOIOS JÁ REALIZADOS:

6 - ENCONTRO 2014 – Foz de Iguaçu/PR:

 

Neste ano, duas entidades beneficentes foram indicadas para recebimento da doação financeira feitas pela Atuducax e pela POUPEX . Uma, o “Lar dos Velhinhos de Foz do Iguassu (Foz de Iguaçu/PR), indicada pelo Cmdo do 34º BI Mec e a outra a “UOPECCAN de Cascavel”, localizada na região sede da 15ª Bda Inf Mec. Os cheques foram entregues em solenidade no início da última atividade programada, o jantar de encerramento do Encontro. Para recebimento dos cheques correspondentes, o “Lar dos Velhinhos de Foz do Iguassu” se fez representar pelo Sr Clóvis Augusto Aires de Quadros e a “UOPECCAN de Cascavel/PR, pelo Sr Wilson Riedlinger.”.

 

5 - ENCONTRO 2013 – Aracaju/SE:

 

A entidade beneficente indicada pela equipe Tuducax/Aracaju (Costa Filho, coordenador; Barros; Laércio e Moraes), para receber neste ano o apoio da Atuducax, foi o “Grupo de Apoio à Criança com Câncer” (GACC), situado a AV. Desemb. Maynard, 654/Cirurgia –Aracaju/SE, (seu site: www.gacc-se.org.br ). A doação, mais uma vez, só foi possivel graças aos recursos arrecadados com a venda dos artesanatos doados pelos familiares dos Tuducax participantes do Encontro para o já conhecido projeto social “Artes Caseiras”, em sua 3ª edição, que rendeu significativa importância a qual foi complementada com substancial reforço de recursos ofertados pela “POUPEX”.


4 - ENCONTRO 2011 - VITÓRIA/ES:

 

Para recebimento do apoio social deste ano foram selecionadas duas instituições beneficentes, a saber:

a) Indicação feita pelo Tuducax Dinarte, residente local e principal Coordenador Regional do Encontro:

- CRECHE PEQUENO LAR, com sede em Vila Velha/ES, que tem como atividade principal acolher, gratuitamente e em tempo integral, crianças carentes de 02 a 05 anos de idade, prestando além da Assistência Social, atendimento médico-odontológico, pedagógico, psicológico e fonoaudiólogo.

b) Indicação feita pela Sra Valeska, Diretora da Capixaba Receptivo, empresa contratada pela Atuducax para dar apoio no Encontro:

- ASSOCIAÇÃO CAPIXABA CONTRA O CÂNCER INFANTIL (ACACCI), sediada no Jardim Camburi, Vitória/ES, que funciona como um Centro de Apoio a pacientes com câncer, prestando assistência social, psicossocial. hospedagem, alimentação, oficinas, lazer e fisioterapia.

A exemplo do ano passado, os valores doados foram frutos de significativa contribuição feita pela POUPEX e da arrecadação resultante do "II Expoartes Caseiras" (este ano com um leilão silencioso e uma lojinha de artesanatos de objetos doados pelos participantes e familiares), mais uma vez muito concorrido e com pleno sucesso, graças a dedicação de Hiram/Claudinha e Fonseca. As duas Instituições atendendo uma solicitação dos organizadores enviaram voluntárias para auxiliar durante o desenvolvimento do evento.

- Veja algumas fotos deste evento.

3 – ENCONTRO/2010 – NATAL/RN


Para doação do ano além das contribuições voluntárias dos participantes do Encontro e da contribuição da Poupex, as Diretorias de Cultura e Projetos Especiais e a  de Apoio Social, criaram e implementaram o “Projeto Artes Caseiras” que proporcionou o recebimento de significativa quantidade de  obras de artistas integrantes da Turma e parentes, doadas para serem leiloadas em benefício da  Entidade escolhida, que no caso foi a:


“CASA DE CARIDADE MARIA DE NAZARÉ” – Natal/RN
Entidade dirigida por militar da reserva da Marinha que apóia populações carentes da Grande Natal e do interior do Estado. Foi indicada e apresentada pelo Gen Mousinho, companheiro da Turma residente em Natal/RN e principal Coordenador do Encontro.

 

- O agradecimento do Presidente da Casa de Caridade Maria de Nazaré:
- Mensagem de agradecimento
- PPS – Lagoa dos Cavalos – Macaíba/RN


2 – ENCONTRO/2009 – CANELA/GRAMADO - RS


     Para as doações daquele ano (2009), além das contribuições voluntárias dos participantes houve um reforço significativo fruto de uma doação  feita por uma senhora, simpática às atividades da TUDUCAX, que fez questão de não se identificar e de  expressiva contribuição fornecida pela Poupex. Na oportunidade as Entidades contempladas foram:


a) “GRUPO MÃOS SOLIDÁRIAS” - Porto Alegre/RS
Entidade presidida pela esposa do Cmt Mil do Sul que apóia filhos de Cabos e Soldados de todo o Grande Cmdo do Sul

b) “CASA DO MENINO JESUS DE PRAGA” - Porto Alegre/RS
Entidade dirigida por um  companheiro da Turma que apóia crianças carentes, portadoras de moléstias graves.


1 – ENCONTRO/2008 – MACEIÓ/AL


 “Pelotão Mundico/59ºBIMtz”
- Primeiro apoio realizado durante um  Encontro da  Tuducax. Foi escolhido pela Comissão Coordenadora do Encontro por se  tratar de  uma obra de caráter social desenvolvida pelo 59º BIMtz – Maceió/AL. destinada a dar assistência a menores carentes da região. O valor entregue foi fruto de doações voluntárias dos participantes do Encontro.