DIA DO RESERVISTA

 

O Dia do Reservista é comemorado em 16 de dezembro, data do nascimento do poeta Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, a fim de reavivar o espírito cívico-militar dos contingentes licenciados das Forças Armadas. Nos anos de 1915 e 1916, Olavo Bilac foi o grande propugnador do Serviço Militar ao empreender campanha nacional para divulgar os valores morais e cívicos para a juventude brasileira, valendo-se de seus poemas, discursos e da letra do Hino à Bandeira.

 

 

O Serviço Militar tem buscado modernizar-se com o objetivo de oferecer ao cidadão brasileiro facilidades crescentes em uma interação positiva com as Forças Armadas.


Serviço Militar, a segurança  do Brasil em nossas mãos!

 

Via Láctea


Como poeta Olavo Bilac se imortalizou. A publicação de Poesias, em 1888, rendeu-lhe a consagração. Foi eleito em 1907, em concurso promovido por uma revista da época, o Príncipe dos Poetas Brasileiros. Juntamente com Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, constituiu a maior liderança e notável expressão do Parnasianismo no Brasil, a chamada Tríade Parnasiana. O soneto XIII – “OUVIR ESTRELAS” – da coletânea Via Láctea é um dos seus mais celebrados.

Ora – direis – ouvir estrelas! Certo

Perdeste o senso!" e eu vos direi, no entanto,

Que, para ouvi-las, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto...


E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.


Direis agora: "tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"


E eu vos direi: "amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".