aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notas e Avisos

 

A PALAVRA OFICIAL DO EXÉRCITO


INFORMEX NR 014 - DE 16 DE JUNHO DE 2005

DISTRIBUIÇÃO:

TODOS OS COMANDOS, TODAS AS CHEFIAS E DIREÇÕES DE ORGANIZAÇÕES MILITARES.

DIFUSÃO:

TODOS OS MILITARES

ASSUNTO:

FALSA RESTITUIÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

 

A respeito de mensagens veiculadas na rede mundial de computadores sobre possível restituição de desconto indevido do Imposto de Renda, incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de informar à Força o que se segue:

1. A Secretaria de Economia e Finanças (SEF), sobre o assunto, emitiu parecer fundamentado em jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, segundo o qual os valores recebidos a título de adicional natalino (décimo - terceiro salário) são direitos remuneratórios, constituindo acréscimo patrimonial a ensejar a incidência do Imposto de Renda.

2. A SEF destacou também que o intuito único da Lei 8.852/94 - mencionada nas supracitadas mensagens - foi o de especificar conceitos relativos a vencimento básico, vencimentos e remuneração para fins de aplicação do art. 37 da Constituição Federal. Essa Lei não pode, portanto, ser considerada como norma apta a gerar efeitos tributários.

3. Com o intuito de obter um entendimento oficial acerca da matéria, a SEF consultou a Secretaria da Receita Federal, que informou estarem sujeitos à retenção do Imposto de Renda na fonte, além de outros rendimentos tributáveis previstos na legislação pertinente, os adicionais:

- de tempo de serviço;
- de férias;
- natalino; e
- de compensação orgânica.

Em conseqüência, são desprovidas de fundamento as mensagens que têm feito referência a desconto indevido do Imposto de Renda.


________________________________
Gen Div ANTÔNIO GABRIEL ESPER
Chefe do CCOMSEX

 

INFORMAR E ESCLARECER É DEVER DO COMANDO