Homenagem aos 70 anos da Tomada de Monte Castelo

 

No dia 21 de fevereiro, uma cerimônia para comemorar mais um aniversário da Tomada de Monte Castelo ocorreu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM).
Há exatos 70 anos nossos bravos soldados conquistavam um importante ponto estratégico sob domínio nazista em solo italiano. Com fé robustecida e destemor comuns ao expedicionário brasileiro, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, apoiada pela artilharia dos aliados, partiu, resoluta, rumo à conquista do objetivo. Ao cair da tarde, as forças brasileiras, estimuladas pelos ideais de liberdade e de democracia, silenciaram a defesa alemã. O hasteamento da Bandeira do Brasil no alto do Monte Castelo impulsionou o prosseguimento das operações da FEB até a rendição incondicional de duas divisões adversárias.
A solenidade no MNMSGM foi marcada por uma aposição floral no busto do Comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Moraes; pela execução do toque de silêncio, em memória dos brasileiros mortos em combate; e por uma pequena mostra de acervo histórico e de viaturas antigas. O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Ueliton José Montezano Vaz, presidiu o evento, acompanhado do Comandante Militar do Leste, General de Exército Francisco Carlos Modesto.
(fonte: www.eb.mil.br)