aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia da Engenharia


“Construir, por vezes destruir, mas sempre servir”

 

O Exército Brasileiro rejubila-se ao prestar homenagem aos integrantes da Arma de Engenharia e a seu ilustre patrono – o Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita. As origens da Arma de Engenharia remontam ao período do domínio português, quando as necessidades impostas pela defesa da Colônia conduziram à construção de inúmeros fortes que, ainda hoje, pontilham estrategicamente o vasto território nacional, constituindo-se em testemunhas perenes do nascimento da Engenharia Militar em nosso País. A Engenharia tem por missão precípua, apoiar a mobilidade, a contramobilidade e a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate.


 

Neste 10 de abril de 2016 comemora-se o 150° aniversário da vitória brasileira no combate de consolidação da conquista da ilha da Redenção, no rio Paraná.


A figura central desse belo episódio de nossa História Militar foi o Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, então comandante do Batalhão de Engenharia. O Exército Brasileiro reconheceu o bravo João Carlos de Villagran Cabrita em face de esse bravo soldado ter-se imortalizado na Campanha da Tríplice Aliança, ao protagonizar uma das mais belas páginas da História Militar Brasileira. Foi selecionado dentre muitos, para, na liderança de tropas de Infantaria, Artilharia e Engenharia, conquistar a Ilha, fortificá-la e mantê-la a todo custo. Cumpriu exemplarmente a missão recebida, com sacrifício da própria vida, passagem que marcou a retomada das operações ofensivas, fator decisivo para nossa vitória .


Saudamos os soldados da arma azul-turquesa, ao ensejo do transcurso desse glorioso sesquicentenário.

.......................