aman 62
19 de Novembro, dia do cordelista e ...?
Caros amigos,
Quando criança, meu pai vestido com paletó e gravata, levava-me ao meio-dia, sob sol inclemente, para a praça da Bandeira, em frente à única faculdade de Fortaleza, a de Direito.Homenagear a nossa BANDEIRA naquela hora?Meu pai justificava:Agora, nem o sol passa por cima!
Passados anos eu, jovem tenente, assistia semelhante homenagem, em frente ao Colégio Militar.Sociedade reunida, toda a Guarnição Militar em forma,palanque cheio de autoridades e o dono do Colégio 7 de setembro, Edilson Brasil Soarez a saudar, cheio de entusiasmo, o pavilhão nacional.
Agora,hoje, na chamada idade do fim, lí os jornais, procurei nos canais de TV e descobrí que nesta data comemora-se o dia do cordelista, o nordestino poeta,inteligente e grande participante da cultura nacional, homenagem mais que justa.
Lembrei-me de quando morei mundo afora, nos países europeus, uma data como esta era reverenciada com muito entusiasmo e agradecimento aos seus soldados.
Aqui, neste jovem País, de grandeza em sua base física, na fertilidade do seu solo, em seu único idioma e religião e um povo carente de exemplos de decência e honestidade de seus representantes, é esquecido o DIA DA BANDEIRA.
Paulo Cesar Romero Castelo Branco, Cel EB, patriota desconhecido.