Saudação de final de ano ao Comandante do Exército

 

 


 

Brasília - No dia 16 de dezembro, o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, recebeu a saudação de final de ano, como ato de coroação do ano de trabalho de 2010.

 

O evento ocorreu no Quartel-General do Exército e contou com a presença dos oficiais-generais da Guarnição de Brasília e representações das Organizações Militares sediadas na capital federal.

 

Conforme as tradições castrenses, coube ao Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto, apresentar os cumprimentos ao Gen Enzo, que agradeceu e retribuiu desejando a todos os integrantes da Força Terrestre votos de um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e conquistas.


Palavras do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto


Ao término de mais um ano de intensas realizações, nos voltamos para os Festejos Natalinos, que comemoram o nascimento do Menino Deus e, com Ele, um novo tempo de esperança e de fé para a humanidade.

 

Este momento nos remete, também, à importância de Guararapes - berço da Força Terrestre, que, em 1654, forjado da união de três raças, deu início à construção do nosso Brasil que, neste século, desponta para o mundo.


Este foi um ano diferente, em que iniciamos o processo de transformação do Exército Brasileiro, buscando valorizar novas ideias, motivados pela vontade e a certeza da necessidade de romper com o continuísmo e de buscar soluções inovadoras para colocarmos a Força Terrestre no patamar que lhe será exigido em curto espaço de tempo.

 

Buscando quebrar paradigmas, não tivemos receio de errar e temos a convicção de que estamos no caminho certo.


General ENZO, pelo que fomos ontem; somos hoje; e seremos sempre, estamos aqui reunidos, para rendermos nosso preito de elevada camaradagem e apreço ao nosso Comandante que, nestes últimos quatro anos, tem nos conduzido pela sua liderança e austero exemplo.


Com o espírito consciente de que cumprimos o nosso dever e na crença dos valores imutáveis da nossa Instituição, este é o momento oportuno para elevarmos nossos pensamentos a Deus e agradecer por todos os objetivos conquistados em 2010, esperando que, no próximo ano, possamos realizar ainda mais em prol do nosso Exército e do nosso Brasil.

 

Sob a inspiração desses sentimentos, em nome de todos os seus comandados, externo a V Exa os melhores votos de um Natal com muita saúde, paz e harmonia e de um próspero 2011, pleno de realizações; junto a seus familiares e a todos que lhe são caros; pedindo a Deus que continue a protegê-lo e a iluminá-lo no exercício do importante cargo de Comandante do Exército Brasileiro.


Palavras de agradecimento do Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri


Agradeço, sensibilizado, as palavras amigas que o Gen MARIUS, em nome do Exército, acaba de pronunciar.


Este é o 4º ano que participo - no cargo que estou - da solenidade de saudação de final de ano, da Força, ao Comandante do Exército.


Ouvi, emocionado, os Chefes de Estado-Maior, Gen Carvalho, Gen Darke, Gen Fernando e, agora, o Gen Marius fazer uso da palavra com esse objetivo.


Como Soldado - e por uma razão que não identifico - sempre me senti perfilado entre aqueles que saúdam o Comandante do Exército. Hoje, não é diferente.


Essa tradição castrense, como outras que dão identidade à nossa Instituição, nos faz entender o sentido de: camaradagem, lealdade, coesão, disciplina, autoridade, respeito e honra, dentre tantos outros valores cultivados pelo nosso Exército.


Este ano começou e se encerra com o Exército enfrentando desafios. O Braço Forte e a Mão Amiga da Força têm estado presentes do Haiti ao Morro do Alemão. São conflitos de baixa intensidade que cobram urgentes mudanças na doutrina de emprego do nosso Exército.


Neste ano, não empregamos o discurso da falta de recursos como motivo inibidor da melhoria das instalações e do material das nossas organizações militares, bem como da qualidade profissional dos nossos efetivos; apenas melhoramos.


Sem ufanismo pueril, podemos afirmar que nosso sistema de ensino já nos põe no mesmo nível dos melhores exércitos do mundo. Nossas ações em missões de paz são padrões referenciais de qualidade. Nossa farda inspira confiança e respeito. A sociedade confia no Exército. Tudo isso tem sido preservado e melhorado graças a vocês: gente valente, criativa, perseverante e denodada. Peço que mantenham essa mesma impulsão no ano que em breve se iniciará. A necessária transformação do Exército precisa dessa sinergia.
Por isso, a todos que aqui me honram com suas presenças – civis e militares - representando nosso Exército, desdobrado nos 8 milhões e meio de quilômetros quadrados de solo brasileiro, em missões de paz e outras representações no exterior, presto minha emocionada continência.


Como cristão, e a propósito do Natal que se aproxima, peço, também, que reflitam que não somos eternos. Um dia teremos que prestar conta da nossa vida àquele que nos deu a vida. Assim, desejo que o seio da família Exército Brasileiro se transforme numa grande manjedoura onde o Filho de Deus nasça, cresça e faça sua morada.


Muito obrigado a todos por esta carinhosa demonstração de camaradagem e apreço.

 

FONTE: Site Exército Brasileiro – 18/12/2010.