Carga Pesada, Cangalha, Muares e o Nocaute

 

Nesse ano, os Cadetes de Infantaria tiveram muito contato com uns bichos muito interessantes, como os muares, pois, naquela época, ainda eram usados para carregar toda a carga pesada, o armamento e a munição.

A cangalha, como era chamada, dava muito trabalho para o Cadete responsável, pois não era fácil colocá-la nas costas do burro.

 

Havia ocasiões em que o bicho não aceitava o peso e então, era um "salve-se quem puder", pois o animal só parava de pular e escoicear quando estava todo material espalhado pelo chão. Em outras vezes, empacava, obrigando a um esforço sobrenatural de vários Cadetes, para fazê-lo andar. Houve uma ocasião em que um dos Cadetes, já de "saco cheio" com a malcriação do muar, deu-lhe um soco no pé do ouvido, com tanta força, que ele foi derrubado ao chão.

A Experiência do CIPI

 

 

Os Cadetes de Infantaria realizavam muitos exercícios no campo e isso não só dava um pouco mais de rusticidade a cada um, como também criava maiores laços de amizade entre eles.

Fazendo sol, chuva ou frio, nada impedia que uma missão deixasse de ser cumprida, pois qualquer fracasso poderia
prejudicar a vida de muitos.

O Curso, normalmente, acantonava no Campo de Instrução e Provas da Infantaria-CIPI, uma antiga fazenda de café do século XIX, conhecida por Boa Esperança, que ficava a uns 8 km da Academia, percurso que os Cadetes faziam, muitas das vezes, a pé, em menos de 2 horas, comendo poeira à vontade ou lama, quando chovia.

Mas, a vida do infante é assim mesmo, por isso ele é chamado de "Pé de Poeira".

Chamava-se acantonamento porque se dormia dentro do prédio da Casa Grande, em camas de campanha ali instaladas e, assim , tinha-se um pouco mais de conforto.

Aproveitava-se aquele campo para realizar tiro real, pois a região era ampla e segura para as armas de longo alcance, como os morteiros 60, 81 ou 4.2.


Os ELD: Os "De Ranchos"

 

 

Havia, ainda, os Exercícios de Longa Duração, os famosos ELD, que não tinham as "mordomias" da Fazenda, já que os Cadetes dormiam, mesmo, era em barracas de campanha, no meio do descampado.

Cada um escolhia seu "de rancho", o companheiro com quem juntava os meios panos de barraca para poder montar a barraca, propriamente dita. Dormiam, assim, como dois irmãos.

Protegidos do frio.

Apesar das gozações e brincadeiras.