aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BODAS DE OURO DO ASPIRANTADO

Companheiros,
20 de dezembro de 2012.

Esta data nos reporta com altivez ao ano de 1962.
Éramos ma turma de 428 jovens obstinados que concluía, com orgulho, o curso da Academia Militar das Agulhas Negras.  Estávamos prontos. O grupo heterogêneo vindo de todos os estados da federação fora igualmente forjado para servir ao Brasil de Roraima ao Rio Grande do Sul. A AMAN nos recebeu de braços abertos, ciente dos desejos, aspirações, planos de vida e de que estaríamos abraçando uma carreira árdua, exigente nos aspectos intelectual, moral e físico, mas promissora. Ao celebrarmos cinquenta anos de formatura podemos levantar a voz e gritar que vencemos.  27 de nós atingiram o generalato e o atual comandante do EXERCITO é um TUDUCAX. Os que estão ausentes, após concluírem suas missões seguiram ao chamamento de Deus.
Infantes, cavalarianos, artilheiros, intendentes, engenheiros de combate, de material bélico e de comunicações Inspirados e certos de que daríamos a vida pela pátria, se preciso fosse, escolhemos como patrono o insigne Duque de Caxias. A preferência pelo grande pacificador tem norteado nossa hierarquia profissional. Esta turma, apolítica por princípios, destemida por formação, revelou expoentes na administração e magistério militar, ciência, esportes, engenharia, artes, literatura, Telecomunicações, magistério universitário, advocacia, administração pública e empresarial entre outros. Construímos estradas, pontes, hospitais, casas, pontos de água potável, distribuímos alimentos prontos e in natura, socorremos nas catástrofes, apaziguamos nos momentos de desordem publica e estivemos ao lado do povo, nossa origem e estrela maior.
Ao completarmos cinquenta anos do Aspirantado não temos mais a juventude, mas a obstinação de defesa da pátria é a mesma e de cabeça erguida temos o orgulho do dever cumprido.
Exemplo às novas gerações.
A coesão que nos une decorre do espírito de corpo desenvolvido e por todos acalentado. A amizade, o desejo de ajudar, participar do convívio familiar e social foi motivação para fundarmos uma associação. A ATUDUCAX Ela tem,através de sua diretoria,promovido encontros nacionais realizados em nossas regiões geográficas,propiciando grandes recordações e congraçamentos inesquecíveis. Temos realizados encontros em países amigos, numa demonstração internacional da coesão e espírito de camaradagem dos integrantes do Exercito brasileiro.
O estudo da historia pátria e militar, alem da motivação para enfrentarmos as vicissitudes do dia dia nas fronteiras e a precariedade do material em uso nas unidades ,nos impele na busca de soluções praticas,compatíveis com a realidade financeira nacional. É certo que nossos salários sempre foram aquém das outras carreiras de estado, mas estamos atravessando a pior fase desses cinquenta anos, resultando na perda de mentes duramente formadas ao longo de anos em nossas Escolas de Formação, Especialização, Aperfeiçoamento, Comando e Estado Maior. O binômio hierarquia e disciplina nos tem norteado desde a AMAN onde, diuturnamente, líamos a lição grafada no pátio Ten. Moura: “Cadete, ides comandar, aprendei a obedecer”. Nosso comandante maior é a pátria e dela somos guardiães e fies escudeiros.

Parabéns aspirantes de 1962

Parabéns companheiros da ATUDUCAX pela organização e  brilhantismo dos eventos realizados.
Nilo Cardoso Daltro Asp/INF
TUDUCAX / INF.