
Quem será? Adivinhe...
Caros Amigos,
Um querido amigo, meu ex-aluno e ex-cadete que, entre outros, possue a verve de meus ensinamentos, enviou-me a foto anexa com a indagação acima.Após longa meditação, sentindo tratar-se de uma brincadeira e demonstração de carinho, vou respondê-lo:
Quem será? É um garoto arrancado a "forceps"do útero de sua mãe pelo Dr Vulpiano Cavalcante, comunista,e que, na infância, ainda iniciante, vestia terno de calças curtas e gravata borboleta para, sentado em uma cadeira de vime e balanço, na calçada, esperar o Pai chegante do trabalho.
É um garoto que, por não haver tecnologias modernas, divertia-se com bolas de meia, cabsolinhas, triângulos, tampinhas, arraias, vendas de estrelinhas em caixa de charuto, e caixas de fósforos a deslizar nos fios-de-pedra por ocasião das chuvas.
É um garoto que, por acreditar em Cap Marvel, Super Homem e Mandrake, pulou na piscina, após gritar "Shazam", sendo salvo pelas tias que acreditavam ele saber nadar.
É um garoto apaixonado, platonicamente, por Tônia Carrero e artistas americanas que só via em preto-e-branco.
É um garoto que foi obrigado, no Colégio Maternal, em solenidade de fim-de-ano, declamar:" Lá vem a lua saindo, redonda como um botão, quero bem a minha professora, dentro do meu coração."
É um garoto que só teve dois Colégios:Marista e Exército.
Naquele, iniciou o aprendizado de três idiomas, a rigidez da Religião Católica, a ficar de joelhos durante a missa diária e, ao término, cantar " La Marseillese".
Neste, aprendeu a vida, a ter coragem de enfrentá-la e constituir uma única família; de orientar jovens em tenra idade, apontando-lhes o caminho dos vencedores;a enfrentar outras culturas e mundos distantes;a aprender calar-se diante da ignorância alheia.Esse garoto teria, ainda, muita coisa a lhes falar, mas aprendeu:sejas curto e serás bem entendido.
Cadete nº 1084 Castelo Branco.
|