Os 126 anos do imperial CMRJ

 

 

No dia 6 de maio último, o Colégio Militar do Rio de Janeiro completou 126 anos, fundado que foi pelo imperador D.Pedro II   – a partir de proposta do senador Luís Alves de Lima e Silva, nomeado mais tarde Duque de Caxias, e sob inspiração do Conselheiro Thomaz Coelho, último Ministro da Guerra do Império – em 1889, seis meses antes da proclamação da República, no palacete da Baronesa de Itacurussá, na Tijuca.
Mais uma vez a data foi marcada por brilhantes comemorações!
Os alunos, exibindo o tradicional garbo de seus uniformes, foram impecáveis nas demonstrações e no desfile, de algum tempo ainda mais valorizados com a presença feminina. Não faltou, é claro, a entusiasmada apresentação de ex-alunos de diversas gerações, que também participaram do desfile e prestigiaram o lançamento de livro que conta a história do Colégio. Como sempre, dezenas de companheiros – civis e militares – formados nos mais variados anos, entre os quais a entusiasmada presença de componentes da Turma Marechal Rondon (1959), conclamados pelo companheiro Gilson Fernandes (1315), muitos, na sequência, pertencentes à nossa querida Turma Duque de Caxias da AMAN (1962).
Há muitos anos o poeta já pressagiara com propriedade: “...um dia, o pranto há de nossos olhos inundar, ao chorarmos a saudade do Colégio Militar!”