Marcas esportivas relevantes do TUDUCAX Roberto Jobst

 

Ele não esteve conosco em Ilhéus. Pelo menos fisicamente !
Mas não por falta de vontade...
É que circunstâncias conspiraram, e, mesmo tentando contornar os entraves até a última hora, teve que “jogar a toalha” e começar a se preparar – com a esposa Rosele – para o Encontro de 2016.
Aproveitamos então este momento em que nos confessou o quanto lamenta sua ausência neste ano, para relembrar que o amigo Jobst é um dos maiores expoentes no esporte em nossa Turma e no Exército.
Ingressando na EPPA em 1957, logo se revelou atleta de escol, um dos mais destacados jogadores de basquetebol, titular e capitão da equipe da Escola Preparatória de Cadetes. Esse fato se repetiu no Curso de Infantaria da AMAN, na equipe da Academia Militar, no I Exército, no III Exército e ainda integrando os times das Forças Armadas e da Escola de Educação Física do Exército.
Como atleta da equipe do IV/2º RI, Batalhão Suez (1966/1967), na região de Gaza, o Tenente Jobst representou o nosso país em competição em que se enfrentaram Brasil, Canadá, Dinamarca, Suécia, Índia, Noruega e Yugoslávia, conquistando o título de campeão de basquetebol. Foi cestinha da competição, marcando 261 pontos em 8 jogos!
Nesta mesma oportunidade fez parte da equipe brasileira de voleibol, que nos trouxe o vice-campeonato e, numa verdadeira façanha, após pouquíssimo tempo de treinamento, conquistou para o Brasil a medalha de terceiro lugar no salto triplo !
No meio civil nosso amigo Jobst sagrou-se vice-campeão adulto de basquetebol e, nas categorias infantil e juvenil, em várias oportunidades, sagrou-se campeão gaúcho.
Aqui passamos rápidas pinceladas num passado brilhante de militar e de atleta. Feitos dessa grandeza renderam a ROBERTO JOBST o importante troféu de Maior Medalhista Brasileiro, que, até hoje, com muito orgulho, detém. Para gáudio também de companheiros da Turma Duque de Caxias, que têm por ele admiração e carinho muito especiais. Acrescente-se – por muito oportuno – que o Tuducax Roberto Jobst e o Tuducax Ubirajara Lopes – igualmente notável companheiro – foram agraciados pelo Ministro da Defesa da Noruega com a Medalha e o Diploma Nobel da Paz por trabalhos em prol da Paz Mundial.

 

 

Jobst e Rosele no Cinquentenário da TUDUCAX