aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA SCHEIN


.......................................

 

Conheci o Schein no Curso de Admissão (5º ano “primário”) do Colégio Marista São Francisco, em Rio Grande/RS, no ano de 1957. Ele tinha 10 anos e pouco! No final do ano fomos aprovados em 2º lugar, com média 9,6. O 1º aluno tirou 9,7. No ano seguinte, 1ª série do ginásio, cada um tirou o 1º lugar em sua sala de aula.
O pai dele era “prático”, que conduzia os navios no canal de entrada (“molhes”), na Lagoa dos Patos, na barra de Rio Grande.
Estudamos juntos durante todo o ginásio e inclusive no curso preparatório intensivo (vinte dias) para entrar na EsPPA.
Nesta preparação ficamos no mesmo hotel (“pensão” de estudantes de comunidade católica) bem próximo da nossa futura Escola. Éramos quatro e três fomos aprovados.... Na ocasião, o sempre bem humorado e brincalhão Schein, para ministrar-me um remédio (contra gripe ou algo parecido), fantasiou-se com um lençol, fronha na cabeça etc. e subiu na minha cama para aplicação da dose... Este era e sempre foi o querido e bem humorado companheiro e amigo!
Já na reserva, no Encontro de Curitiba (2004), lutando contra o Mal de Parkinson há alguns anos, fazia “brincadeiras” com as limitações que a doença lhe causava...
Em Pelotas/RS, foi um dos pioneiros da reunião periódica do pessoal da reserva, com seu espírito sempre congraçando amigos.
Um dos mais jovens TUDUCAX, muito cedo iniciou resistente combate contra a doença que terminou por vencê-lo, levando-o para junto de Deus.
Que saudades do grande companheiro e tão querido amigo, que conheci quando éramos crianças!...


Genuino