MEUS QUERIDOS COMPANHEIROS TUDUCAX.

 

Acompanhe esta pequena narrativa, verídica, talvez  você até se lembre de alguma passagem daquela época maravilhosa, que já vai longe. Era o final do ano de 1960. Já tínhamos feito todas as VC, eu estava muito contente porque tinha recebido o “telegrama” da Sec Tec de Ensino informando a minha classificação no Curso Básico (eu era o setenta e qualquer coisa) e que os resultados do Psicotécnico haviam indicado que eu deveria escolher a Infantaria ou Engenharia. Eu estava muito bem classificado e a arma que eu já  havia escolhido era a Infantaria. Fomos então para as provas finais. Física a primeira prova. Eu estava tranquilo, tinha média 6,2 e precisava tirar somente 1.8 para ser aprovado. Barbada não é?. Ledo engano, não tirei 1.8 e tive que fazer exame oral. Nas outras matérias fui aprovado normalmente. Na data aprazada acordei às 06,00horas para sortear o ponto, às 08.00horas fui fazer um Trab Lab (lembram-se deles ?) com o Maj MONTINHO, às 10,00horas fui com o TCel GUERRA que me sabatinou sobre o ponto sorteado, GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, durante umas duas horas, me deram 20 minutos para ir almoçar, voltei, fui sabatinado pelo Cel COSENZA sobre a parte vaga, que é toda a matéria do ano e finalmente às 16,00horas fui liberado. Foi um massacre! Arrasado fui para Resende disposto a encher a cara, tomar o maior fogo do mundo, mas acabei mudando de ideia e fui para a igreja e lá me agarrei com todos os santos e acabei fazendo uma promessa para Nossa Senhora Aparecida: se eu fosse aprovado iria a pé num percurso de 50 Km, de Piquete, uma pequena cidade ao pé da Serra da Mantiqueira, onde ficava a Fabrica de Pólvora Pres. Vargas, até antiga Igreja Matriz de Aparecida do Norte. Meu cunhado era Diretor Administrativo da fábrica, era um lugar maravilhoso e eu passava sempre as minhas férias desde os tempos de Preparatória em São Paulo. Pois bem, quando retornei à Academia e entrei triste no meu apartamento fui entusiasticamente recebido, beijado, abraçado, festejado pelos meus companheiros que torciam por mim. Eu havia sido aprovado, dos trinta que entraram para fazer o exame, somente um havia passado, eu. Uma observação rápida: esse exame oral me custou quase 200 posições na classificação geral do ano. Terminei no último terço dos promovidos ao 2º ano.
Pergunto: fui atendido em minhas preces?  Recebi uma graça da Santa?  O fato é que se passaram quase 60 anos e eu não havia pagado a minha promessa e isso estava me incomodando muito, não pelo aspecto religioso envolvido, mas pelo fato de eu estar quebrando a minha palavra.
Resultado: quase sessenta anos depois, com 81 anos e com os joelhos  cheios de artrose resolvi pagar minha promessa. Fiz uma rápida adaptação nela, percorrendo aqui em Brasília 50 Km em três dias consecutivos e fui encerrar simbólica e solenemente a promessa na BASÍLICA DE NOSSA SENHORA APARECIDA. Fui para a cidade de Piquete, onde dei a largada caminhando 1Km, embarquei no meu carro e 1Km antes da Basílica desci e fui caminhando até a SALA DE PROMESSA, onde acendi uma vela, fiz uma oração, conversei com a Santa me desculpando pelo atraso, cumprindo assim a minha promessa.Quem não faz o que deve, faz o que pode.Interessante salientar é que não sei por que me deu na louca e resolvi sair daqui de Brasília no dia 23 de maio e cumprir a promessa no dia 24 de maio, indo num dia e voltando no outro, 2.500 km! Uma loucura! Aí me lembrei de que o dia 24 de maio é o dia da INFANTARIA da qual sou um humilde representante e disso muito me orgulho e a alma imortal dos INFANTES de todo os tempos clamava, bradava, exigia que eu pagasse minha promessa e naquele dia, honrando a palavra de um INFANTE que nunca pode ser quebrada, afinal 50 km para um PÉ DE POEIRA, mesmo com 81 anos e com os joelhos cheios de artrose não é nada, é fichinha (que mentira!!!) e  ao mesmo tempo estaria homenageando a NOBRE INFANTARIA e todos os INFANTES do EXÉRCITO BRASILEIRO.Missão cumprida! Sinto-me bem, aliviado, com a consciência tranquila, já conversei com a Santa para ver se ela me permite uma nova promessa: consertar meus joelhos que ficaram em  péssimo estado (brincadeirinha). Eu queria que vocês soubessem disso.  Lembraram-se de alguma coisa daquele período?  Muito obrigado e um grande e fraterno abraço a todos.
Moézia.