aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saudemos janeiro !

 

Novo ano, planos renovados... Na folhinha que se re-estreia, desponta o 1º de janeiro.
É o primeiro dia no nosso calendário gregoriano.

Faltam 365 deles para findar o recém-chegado 2016, que é ano bissexto.
Que nos tragam muitas bênçãos, paz, alegrias !!!

É o Dia da Fraternidade Universal, feriado internacional adotado em quase todas as nações do planeta.

 

Relembremos aqui algumas efemérides deste primeiro dia do ano:

 

 

1502 - Navegadores portugueses exploram a Baía da Guanabara e a confundem  com a foz de um rio, chamando-a de Rio de Janeiro, nome da atual segunda cidade mais populosa do Brasil.

 

 

1763 - O Brasil é elevado à categoria de vice-reino.  A capital da colônia é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

 

 

1793 - Morre, no exílio, em Angola, Inácio José Alvarenga Peixoto. Advogado e poeta  detido e julgado por participar da Inconfidência Mineira, tendo sido condenado ao degredo perpétuo na África.  De Alvarenga Peixoto são os versos (dirigindo-se à filha Maria Ifigênia, ao completar sete anos):

 

 

“Tudo o mais são ideias delirantes.
Procura ser feliz na Eternidade
Que o mundo são brevíssimos instantes !”

 

 

 

1863 - Nasce  Pierre de Coubertin (Pierre de Frédy), em Paris.  Mais conhecido pelo título nobiliárquico de Barão de Coubertin, pedagogo e historiador francês que passou à história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

 

 

1894 - Morre Heinrich Hertz, em Bonn, Alemanha. Físico alemão que demonstrou a existência da poderosa radiação eletromagnética criando os aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.

 

 

1917 -  Entra em vigor o Código Civil Brasileiro.

 

 

1944 É criada a Academia Militar das Agulhas Negras.

 

 

Com  a  necessidade  de  se aperfeiçoar a formação do oficial para um exército que crescia e se operacionalizava,  foi criada,  em  Resende,  Estado do Rio de Janeiro, em  1º de janeiro de 1944, a Escola Militar de Resende, que passou a se chamar, em 1951, Academia Militar das Agulhas Negras. O Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que, no posto de coronel, havia comandado a Escola Militar do Realengo (1930-1934), foi o grande idealizador da AMAN. Ele escolheu o local da nova sede e participou do projeto que a tornaria uma realidade. Merece citação, entre outras realizações do então Coronel José Pessoa, o resgate do título de "Cadete", que fora abandonado quando da Proclamação da República,  a adoção dos uniformes históricos e a criação do Espadim de Caxias.

 

 

 

1965 - O presidente Castelo Branco e o governador da Guanabara, Carlos Lacerda, dão início aos festejos dos quatrocentos anos do Rio de Janeiro.

 

 

1979  -  É criado o estado do Mato Grosso do Sul, a 27ª unidade da federação brasileira.

 

 

1983 - Data atribuída à criação da Internet.

 

 

1990 -  Palmas se torna a capital de Tocantins (TO).

 

 

2000 - O aguardado e temido "Bug do Milênio" não acontece.

 

 

2002 - O euro, moeda única da Comunidade Europeia, começa a circular em 12 países: Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Irlanda, Espanha, Grécia, Portugal, Finlândia e Luxemburgo.

 

 

2009 - Inicia-se o período de transição de quatro anos para a aplicação do novo Acordo Ortográfico no Brasil.

 

 

2016 - Abrem-se as atividades atinentes aos Jogos Olímpicos de 2016, oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente  Rio 2016,  evento multiesportivo a ser realizado em agosto na cidade do Rio de Janeiro.  Os Jogos Paralímpicos de Verão serão sediados na mesma cidade, no mês seguinte.

O QUE MAIS DE BOM ESTE ANO NOS RESERVA ?