aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dragões da Independência
(Edição revista e ampliada)

 

Em 1972, éramos o secretário do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, Dragões da Independência, e tínhamos como dever funcional manter em dia o registro histórico da Unidade.

O comandante na época, coronel Ernani Jorge Corrêa, determinou que fosse feito um resumo da história do Regimento para ser distribuído à tropa como meio auxiliar de instrução.

O trabalho foi grandemente facilitado por existir no Regimento o chamado Livro Histórico. Este livro começou a ser escrito no ano de 1908, quando das comemorações do centenário da criação da mais antiga e tradicional Unidade do Exército Brasileiro.

Comandava o Regimento o coronel Luiz Antônio Cardoso e a comissão encarregada dos trabalhos foi formada pelo major Joaquim Ignácio Baptista Cardoso, fiscal do Regimento,
(cargo que hoje corresponde ao de subcomandante) e os 1º tenentes Leopoldo Itacoatiara de Senna, José Bonifácio de Souza Pinto e Dorval Ormenville de Abreu. Esta comissão fez o levantamento histórico dos primeiros cem anos de vida do Regimento e, após um mês de trabalhos, registrou as primeiras vinte e quatro folhas do livro. Atualmente, estando já no segundo volume, acham - se os dois livros em exposição no Salão Nobre do quartel , em Brasília. Sendo carga da Secretaria, são guardados com muito carinho, tornando-se difícil o manuseio, por serem totalmente manuscritos.

Ao fazer o resumo dos Livros Históricos, nosso gosto particular por História levou-nos a acrescentar outros fatos que julgávamos importantes para facilidade de entendimento por parte dos leitores. O resumo acabou ficando um pouco extenso.

No ano de 1972 comemorávamos o sesquicentenário da nossa independência. O coronel Corrêa mostrou nosso trabalho a seu irmão, general de exército Antônio Jorge Corrêa,
ex- integrante dos Dragões da Independência e que era na época o Presidente Executivo da Comissão Central encarregada das comemorações do Sesquicentenário da Independência. O coronel passou também nosso resumo ao professor Pedro Calmon, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Presidente da Subcomissão de Assuntos Culturais da referida Comissão. Tivemos, então, uma entrevista no Rio de Janeiro com o professor Calmon, que além de anotar algumas corrigendas, ainda nos honrou com o seu prefácio.

O nosso resumo acabou tornando - se livro, com a interveniência da Biblioteca do Exército, através do seu diretor na época, coronel Waldir da Costa Goldolphin, sendo editado como o volume 12 da coleção Biblioteca do Sesquicentenário da Independência. Foram 3.000 exemplares distribuídos gratuitamente pela Comissão Executiva Central e pelo 1º Regimento de Cavalaria de Guardas. Foi lançado oficialmente no dia 13 de maio de 1973, quando o Regimento festejava seu 165º aniversário.

No ano 2000, comemoramos os quinhentos anos de descobrimento do Brasil. O general Ernani Jorge Corrêa, agora na reserva, mas mantendo ainda forte ligação com o Regimento, como assíduo freqüentador do Centro Hípico, procurou–nos, sugerindo uma atualização do livro .

No dia 16 de março de 2000 reunimo -nos no gabinete do comandante do Regimento: o general Corrêa, o coronel Pedro Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante dos Dragões, o coronel Paulo Dartanhan Marques de Amorim, diretor do Arquivo Histórico do Exército, também ex- integrante dos Dragões e este autor. Ficou acertado que seria feita a atualização.

Ao fim de alguns meses de trabalho e pesquisas, principalmente no Arquivo Histórico do Exército, chegamos a um novo livro, e não a uma simples atualização. Mas em História isso é normal. Uma pesquisa leva a outra e um fato pequeno pode trazer uma série de novas interpretações.

Este livro é, portanto, uma evolução do anterior e uma fonte de consulta para que, no futuro, outros possam aperfeiçoar a história dos Dragões da Independência.

Nas transcrições foi mantida a ortografia da época, assim como a denominação e numeração dos diferentes Corpos de Tropa e outras organizações do Exército.

Ao terminar, quero deixar registrado meus agradecimentos à minha mulher Regina, que no
primeiro livro me ajudou bastante, copiando meus escritos para que o 3º sargento Emanuel
da Costa Azevedo datilografasse. Agora coube à Regina o trabalho de digitação.

 Para aquisição, entrar em contato com o Aquino.
( O valor de cada volume :R$ 25,00 )