aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras do Tuducax Enzo, Cmt do EB, na AMAN.


REUNIÃO DA TURMA DUQUE DE CAXIAS

(50 anos)

                                 

 

      Minhas amigas, meus amigos integrantes da TUDUCAX.

      Gen Arruda, Comandante da AMAN e Sra, que muito nos honra com sua presença.

      Uma saudação especial à Diretoria da nossa Associação, nas pessoas do DANILLO, XAVIER, HIRAM e VELLOSO, pelo especial e intenso esforço para nos proporcionar esta semana de festejos.

     Olhar para trás após uma longa caminhada pode nos fazer perder a noção da distância percorrida. Mas se nos detivermos em nossas imagens quando a iniciamos e ao chegarmos até aqui veremos o quanto já caminhamos. Cabelos brancos, cabelos poucos, cabelos que o tempo levou...

 

    Amigos, já se passaram 50 anos!

 

    Cá estamos de volta para celebramos a amizade e vida, ou seja, “a arte do encontro”.

 

    A impressão é tudo começou ontem. Não somos os mesmos, mas estamos afetivamente mais juntos. Sabemos mais uns dos outros. Somos mais amigos. Somos mais solidários.

 

     Sabemos que a fartura costuma ser má conselheira, mas a dificuldade une. E aqui, juntos, superamos muitas dificuldades no início de tudo. Juntos fizemos nosso juramento e o temos honrado. Juntos aprendemos a obedecer antes de sairmos para comandar. Há um pouco desse Casarão do Marechal José Pessoa em cada um de nós. As noites de estudo, as marchas, os exercícios no campo, o frio das Agulhas Negras, as férias, as despedidas e os reencontros - tudo, enfim parece está ali guardado num canto das nossas lembranças e da nossa saudade.   

 

     Cada um fez as suas escolhas, constituiu suas famílias e construiu seu patrimônio afetivo que gera a felicidade - razão de ser de toda existência.

     Logo, com um sentido “até breve”, estaremos retornando para os nossos lares e para os nossos afazeres. Digamos então que nada se perderá, pelo menos de dentro de nós. E sigamos nossos caminhos certos que, sendo filhos de um mesmo Pai, um dia, todos os 454 Aspirantes da Turma Duque de Caxias, voltaremos a nos reencontrar em Sua Casa.

     Por fim, encerro como já disse Mário Quintana: “A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando de vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é Natal... Quando se vê, já terminou o ano... Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado...”.

     Obrigado pela alegria que me dão por revê-los com o mesmo entusiasmo patriótico do início da nossa caminhada. Obrigado pelo apoio, amizade e compreensão que tenho recebido.

     Que Deus continue preservando a saúde e a fé de todos vocês juntamente com os seus familiares.

     Feliz Natal! Feliz 2013!

Resende, RJ, 14 de dezembro de 2012.

ENZO MARTINS PERI