aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Aman

 

 

A Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, em Resende, no Estado do Rio, é uma organização militar, estabelecimento de ensino superior que se destina, em primeira instância, a ministrar ao futuro Aspirante a Oficial da Ativa do Exército, em nível de excelência, a formação básica do Oficial Subalterno (Tenentes) dos Quadros das Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações), do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico.

Porém, desde sua criação, em 1810, a formação dos Oficiais brasileiros é conduzida por critérios de Educação Integral, e se enquadra em um processo de Educação Permanente, com os olhos postos no Oficial General que poderá almejar ser. Atualmente, ela prossegue, em outros estabelecimentos de ensino, com os Cursos de Especialização e Pós –Graduação, considerando o Mestrado e o Doutorado.

A AMAN tem organização e vivência rigorosamente militares e seus alunos são praças especiais com o título de Cadete, uma distinção herdada do título nobiliárquico que competia ao filho mais velho dos nobres portugueses. A distinção, na República, honra aqueles que demonstram possuir as qualidades da nobreza não consangüínea, do caráter, da honestidade, da lealdade, da disciplina, da coragem física e moral e da dignidade. O Código de Honra do Cadete de 1960 a 1962, constituía-se de quatro palavras: Probidade, Lealdade, Honra e Responsabilidade, compromissos que até a atualidade conformam o caráter dos Cadetes da Turma Duque de Caxias.