CRÔNICA
PAÍS DO FUTURO

                  Tuducax Carlos Xavier Filho


Fim da década de quarenta do século passado. Escola República do Peru, Rua Arquias Cordeiro, Méier, Rio de Janeiro!



Na sala de aula, nossa Professora falava sobre o Brasil. Suas riquezas, sua gente feliz e trabalhadora, sua imensidão territorial. Características importantes no esforço de se atingir os níveis de sucesso dos países desenvolvidos do primeiro mundo. Ao final, garantia que, antes da passagem para o século XXI, estaríamos sentados junto àquelas nações ricas nos fóruns de decisão mundial!  E concluía - vocês verão!



Pobre D. Nancy!  Esquecia de mencionar uma característica da gente brasileira que nos impediria de alcançar aquele sucesso!  O viés pela corrupção, encontrado na maioria da população e que é exacerbado quando no exercício de cargos públicos, com ênfase na classe política.  Lembro minha mãe: “farinha pouca, meu pirão primeiro”, dizia, ao referir-se a políticos.  Esses buscam sempre o benefício próprio e mandam às favas o interesse público, usado freneticamente em suas mentirosas campanhas. Roubaram tudo, inclusive o “futuro” do País! Destruíram o que a D. Nancy tinha de melhor, a capacidade de ensinar que permitiu a um dos seus alunos sair da quarta série primária e ser aprovado no concurso de admissão ao Colégio Militar do Rio de Janeiro. Roubaram o mais importante bem a ser passado à juventude - EDUCAÇÃO! Pobres Donas Nancys de hoje! Pobres “tias”! Até mesmo esse novo título, que, aparentemente, seria um reflexo do tratamento mais amigável, trouxe-lhes o descrédito de uma intimidade perniciosa. Roubaram-lhe o respeito, fundamental para o correto desempenho da antiga nobre função. Mal remuneradas, sem as mínimas condições de trabalho, sem a consideração daqueles a quem se dirigem, perderam a capacidade de transmitir tudo de belo que deveriam.


E chegamos e atravessamos há muito a passagem para o século XXI. E onde estamos? Certamente, muito pior do que há setenta anos!
Roubaram tudo! Até mesmo o futuro do “País do Futuro”!