aman 62

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro de antigos Comandantes do 2º BC, atual 2º BIL.

 

(Em 07de Dezembro de 2013)


Em uma brilhante iniciativa, o Cel Inf Fernando Civolani Lopes, atual Comandante do 2º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) fez realizar, em 07 de Dezembro de 2013, no aquartelamento da Unidade, o primeiro Encontro de Antigos Comandantes do Batalhão.
Sediado em São Vicente/SP, desde 1946, passou a ser denominado 2º BC (Batalhão de Caçadores) em 1952. Nesta região ocupou, inicialmente, duas instalações, sendo, finalmente, instalado no “Sítio dos Bugres”, razão de ser chamado, amigavelmente, de “o Bugre”, pela população local, com a qual possui excelente integração.
No início da década de 1990, recebeu a denominação histórica de “Batalhão Martim Afonso”. Dessa forma homenageou-se o fundador, em 22 de Janeiro de 1532, da primeira vila do Brasil, batizada de Vila de São Vicente, uma homenagem a São Vicente Mártir, cujo dia comemora-se nessa data. Graças a medidas adotadas por Martim Afonso de Souza, São Vicente foi denominada “Cellulla Mater da Nacionalidade” (Primeira Cidade do Brasil) e “Berço da Democracia Americana”,  pois em 22 de agosto de 1532 foram feitas as primeiras eleições populares da América, instalando-se a primeira Câmara dos Vereadores no continente.
Em 1º de março de 2005, foi transformado em Batalhão de Infantaria Leve passando a subordinar-se à 11ª Brigada de Infantaria Leve, sediada em Campinas/SP. Anteriormente, subordinava-se, diretamente, à 2ª  Divisão de Exército (São Paulo, SP).
Hoje, a Unidade é reconhecida como referência em Operações Urbanas, tendo participado da missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e da Missão de Pacificação no Rio de Janeiro (Operação Arcanjo), no Morro do Alemão.
Em 12 de Janeiro de 2010, o Batalhão perdeu dois de seus integrantes, o Cabo Dirceu e o Soldado Silva Santos, vítimas do grave terremoto que assolou a cidade de Porto Príncipe.
A unidade tem como lema a seguinte chamada:


Sentinela da Baixada!
Bugre, Brasil!
 Fé na Missão!”


Faremos um breve relato do vibrante dia que nos foi proporcionado, ressaltando os detalhes mais marcantes da programação, constante de anexo, juntamente com parte da “Galeria de Retratos” do Comandantes do Batalhão.
Desses, estiveram presentes, os seguintes: Gen Aquino, Cel Saraiva, Cel Ary, Cel Xavier (Tuducax), Cel Arno, Cel Bezzi, Gen Fernando, Cel Bezzi e Cel Toledo. Estava prevista a presença do Cel Vilanova (Cmt em 2008 e 2009), filho do Tuducax Vilanova (Inf), que não pode comparecer, em virtude de problema com os voos, naquela data. O Cel Toledo é genro do Cel Saraiva. Conheceu sua Esposa, quando servia na Unidade, sob o comando do sogro.
Estavam presentes, ainda, o Gen Floriano Peixoto, Cmt da 2ª DE, e os Generais da Reserva Walter Paulo (ex-aluno do NPOR do Batalhão) e Prisco (ex-Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve) e o TC Pericles, futuro Comandante do Batalhão. A passagem de comando será realizada no próximo dia 12 de Dezembro.
Após a recepção aos antigos comandantes, o Cel Civolani fez uma excelente apresentação sobre a Unidade, discorrendo sobre as missões que recebe e como têm sido cumpridas. Merece destaque a vibração do Comandante ao comentar a atuação do Batalhão em suas diversas atividades.
Em seguida, no pátio da Unidade, a parte mais emocionante das atividades da jornada: a formatura do Batalhão, com entrega de brindes aos antigos comandantes, canto da Canção da Infantaria, Oração do Infante e desfile da tropa, a pé e motorizada.
Destaque, novamente, para o entusiasmo e vibração dos integrantes do Batalhão. A Canção da Infantaria surpreendeu os antigos Comandantes, por ser realizada em duas vozes. A parte central do dispositivo entoava a primeira voz e as extremidades, a segunda. O acerto nessa difícil forma de entoar a canção, demonstra a intensidade e a  constância dos treinamentos.
O desfile, acompanhado pela excelente Banda de Música da Unidade, primou pelo acerto e marcialidade. A tropa a pé, com seu uniforme e equipamento diferenciados, próprios para o emprego em Operações Urbanas, demonstrou, mais uma vez, a eficiência dos treinamentos, deixando claro, a nós todos, seu elevado nível de preparação para as missões que venha a receber, por mais difíceis e desafiadoras que venham a ser.
Tranquiliza o coração dos velhos soldados, verificar que seu Exército encontra-se preparado para fazer face a ameaças de qualquer tipo aos valores mais sagrados do Povo Brasileiro!
O desfile motorizado permitiu verificar que, a par de uma tropa bem adestrada, o material encontra-se em excelente estado, com viaturas novas e bem conservadas, possibilitando o transporte de todo o efetivo da unidade. Demonstra o esforço dos Escalões Superiores em dotar suas OM operacionais com material de qualidade, permitindo seu emprego rápido, sem depender de ajuda externa, como foi frequente em épocas passadas.
Parabéns ao nosso querido Exército Brasileiro, guardião da paz e da democracia, em nossa Pátria!
Após a formatura, a visita ao aquartelamento confirmou todas as observações acima destacadas. Instalações muito bem conservadas, confortáveis, limpas e modernizadas, apesar de antigas.
Um lauto almoço na área de lazer do Batalhão e um jantar de primeira qualidade nas dependências do refeitório único da Unidade encerraram a jornada gratificante e renovadora da chama de vibração na alma dos velhos Soldados de Caxias!
Acompanharam a visita vários integrantes da Sociedade de Amigos do Batalhão Martim Afonso (SOABAMA), que participam ativamente na integração da Unidade com a sociedade local e colaboram de muitas formas com as atividades sociais do “Bugre”.
Após um dia pleno de emoções, retornamos aos nossos lares com a felicidade nos corações, pela renovação da certeza da capacidade operacional da nossa Força Terrestre, que, me permito repetir, encontra-se, atualmente, em melhor situação do que já esteve!
Viva o Exército Brasileiro!


Abaixo as fotos do Evento:

 


Clique aqui para ampliar a imagem acima